Organizações dos movimentos negros defendem importância da articulação internacional

WBO Press release
13 de novembro de 2023

• Grupo de Trabalho sobre Justiça Racial reúne 14 entidades da sociedade civil na luta contra o racismo

• Em série de vídeos, lideranças do setor falam da importância da articulação dentro e fora do Brasil, impulsionada pelo WBO

Lideranças dos movimentos negros brasileiros deram nesta quinta-feira, dia 2 de novembro de 2023, testemunhos em vídeo sobre a importância da articulação internacional do setor.

Numa série de curtos depoimentos, elas falaram da contribuição dada pelo WBO (Washington Brazil Office) na articulação do Grupo de Trabalho sobre Justiça Racial, criado em dezembro de 2022 e hoje composto por 14 organizações:

• Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT)

• Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ)

• Coletivo de Entidades Negras (CEN)

• Fundo Agbara

• Geledés - Instituto da Mulher Negra

• Instituto de Referência Negra Peregum

• Instituto Maria e João Aleixo (IMJA)

• Instituto Marielle Franco

• Instituto Cultural Steve Biko (ICSB)

• Laboratório de dados e narrativas sobre favelas (LabJaca)

• NZinga Coletivo de Mulheres Negras

• Observatório da Branquitude

• ODARA – Instituto da Mulher Negra

• UNEAFRO Brasil

“É muito importante para nós o respaldo e o reconhecimento das organizações dos movimentos negros com as quais estamos trabalhando de maneira muito próxima e coordenada. Todo nosso esforço está voltado para dar voz e protagonismo a essas organizações da sociedade civil brasileira que estão hoje na linha de frente do combate ao racismo em suas mais diferentes formas”, disse Paulo Abrão, diretor executivo do WBO.

Em 11 meses de ação conjunta, o Grupo de Trabalho sobre Justiça Racial conseguiu promover uma série de iniciativas ligadas à inter-relação entre os governos do Brasil e Estados Unidos, e organismos multilaterais, e também na academia.

Dentre essas ações, destaca-se o papel central da incidência realizada pelo Grupo pela reativação do JAPER – sigla em inglês do Plano de Ação Conjunta Brasil-Estados Unidos para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e a Redução da Desigualdade, que fez com que os governos estadunidense e brasileiro estabelecessem uma retomada do plano e prometessem dar mais espaço e maior peso às organizações da sociedade civil na concepção e na realização de suas políticas conjuntas para o setor.

Veja a seguir o depoimento em vídeo de seis lideranças do setor.

Congresso americano discute abertura de arquivos sobre o golpe de 1964 no Brasil

WBO e parceiros discutem princípios para a proteção da liberdade artística